O Ensino da Dança em Grupos de Terceira Idade: Processos Didático-metodológicos

Por: Mara Rubia Antune.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A partir da vivência com a Dança com idosos, onde nos deparávamos com algumas
dificuldades e dúvidas sobre os recursos didáticos e metodológicos a serem utilizados,
surgiu o interesse pela realização deste estudo, que objetiva identificar e analisar os
processos didático-metodológicos utilizados no ensino da Dança em Grupos de
Terceira Idade na cidade de Santa Maria/RS. O ensino da Dança deve ser um trabalho
fundamentado, tornando necessário o estudo de quais recursos que melhor se
adaptam ao trabalho com idosos, de forma que satisfaçam os interesses e necessidades
deles e também que permitam alcançar os objetivos traçados. Esta pesquisa justificase por acreditarmos que a partir da análise e reflexão sobre o processo didáticometodológico, podemos contribuir para a prática pedagógica dos professores que
trabalham a Dança com esta população. O estudo caracteriza-se como descritivo, os
sujeitos são professoras de Educação Física que ministram os conteúdos de Dança
nos grupos de idosos desta cidade, e como instrumentos para a coleta dos dados
utilizamos a observação (direta) das aulas e a entrevista (semi-estruturada) com as
professoras. Para um melhor entendimento e clareza dos dados, optamos por cinco
categorias de análise: estrutura e organização das aulas, variáveis didáticas do professor,
construções coreográficas, avaliação das aulas e métodos de ensino da Dança. A
análise dos dados teve como referência básica a matriz teórica, a opinião da
investigadora e os dados coletados através dos instrumentos. Como resultados
encontramos alguns dados sobre o processo didático-metodológico, tais como: aulas
compostas, basicamente, por aquecimento geral, passos de Dança, ensaios e
alongamento; principal objetivo da aula sendo a integração dos alunos e o
desenvolvimento das capacidades físicas; realizam avaliações das aulas, mas não de
forma sistemática; não utilizam métodos específicos para o ensino da Dança e durante
as montagens coreográficas, procuram levar em consideração os interesses e as
capacidades físicas dos alunos. Assim, acreditamos os objetivos desta pesquisa,
contribuindo com a prática pedagógica, de forma que os professores possam Ter
alguma referência sobre os processos didático-metodológicos usados nos grupos
de terceira idade e transformando a dança em algo mais que uma prática, em algo
que transcenda o físico e faça parte da história e da vida dos alunos.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/62_Anais_p235.pdf

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.