Resumo

Dançar é uma arte que impressiona e emociona tanto ao profissional, que no palco ou na pista de dança apresenta uma performance coreográfica ensaiada, como àqueles, que durante horas assistem às mais diversas modalidades de dança, sentindo as emoções expressadas pelo corpo dos bailarinos. Na Dança de Salão ou Dança Social, todo esse contexto relacionado às expressões individualizadas deve dar lugar ao dançar a dois, cuja relação entre um “eu” e um “tu” faz com que o corpo necessite trocar sentimentos, a fim de construir uma única linguagem, vivida em ambas as posições (condutor e conduzido). Quando estabelecido esse contato unidual pelo casal, ambos devem se preocupar, um com o outro, nas formas de se expressarem e se comunicarem. O movimento, que por sua vez é criado com o ato de dançar, passa a ser construído pela relação com o parceiro, e esse corpo único torna-se agente construtor desses movimentos. Essa interlocução de corpos, estimulada a partir de situações-problema, pode contribuir substancialmente para que o casal conscientize-se melhor dos movimentos por eles executados. Tais estímulos poderiam ser oferecidos nas aulas de Dança de Salão, uma vez que essa dança social ocorre num ambiente de ensino-aprendizagem em que o docente tem inúmeras possibilidades de desenvolver os potenciais dos alunos. A Dança de Salão como uma área de conhecimento requer uma atuação profissional adequada, que não apenas seja suprida por profissionais executores de movimentos, mas que também se preocupem com todos os aspectos pedagógicos relacionados ao ato de ensinar. Assim, em um primeiro momento, a proposta deste estudo foi analisar como se dá o ato de ensinar a Dança de Salão a partir do discurso dos próprios professores. Para isso, decidimos como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário estruturado e a realização de uma entrevista semiestruturada, direcionados a 78 professores que ministram aulas em diferentes lugares da cidade de Campinas. Após análise dos dados, pudemos constatar que não há nenhuma sistematização metodológica para se ensinar a Dança de Salão na cidade de Campinas, uma vez que os professores ensinam da forma com que os mesmos acreditam ser a mais adequada naquela situação de aprendizagem. Tais resultados nos conduziram à busca por processos pedagógicos que dessem conta de uma aprendizagem crítica e reflexiva. Nos estudos da teoria Teaching for Understanding (TfU), criada em 1988 pelo Projeto Zero, na Pós-Graduação em Educação da Universidade de Harvard, e traduzida como “Ensinar para a Compreensão” (EpC) pelo projeto L@titud, desenvolvido nessa mesma Universidade e voltado para a América Latina, encontramos suporte para fundamentar o ensino da Dança de Salão visando à compreensão dos conhecimentos transmitidos. Por meio dessas reflexões, partimos para um segundo objetivo, que foi apontar diretrizes para o desenvolvimento de aulas de Dança de Salão fundamentadas na teoria do EpC. Entre as orientações pedagógicas apontadas, foi sugerido que, para que um professor ensine objetivando a compreensão do aprendiz, deve reconhecer os diferentes potenciais dos seus alunos, baseando-se nas experiências de vida deles, proporcionando, assim, uma aprendizagem crítica, reflexiva e autônoma. E, que, a partir de desafios, os alunos sejam estimulados a solucionarem problemas motores. Partindo da ideia de que o conhecimento a ser ensinado nas aulas de Dança de Salão deva levar o aluno a buscar resoluções de problemas durante uma dança, essa teoria pode fundamentar caminhos facilitadores para a compreensão dos conteúdos transmitidos, pois levam os alunos a transformarem e adaptarem o conhecimento adquirido a novas situações.

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