O Ensino das Lutas na Educação Física Escolar: Uma Experiência no Ensino Fundamental

Por: Raphael Gregory Bazílio Lopes e Tiemi Okimura-kerr.

Motrivivência - v.27 - n.45 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A Educação Física brasileira é controversa quanto aos seus conteúdos: ao mesmo tempo em que se declaram diversas possibilidades de tematização, nota-se que aquelas que se apresentam no cotidiano das aulas são retratos da área em décadas passadas. O estudo tem o objetivo de relatar possibilidades de inclusão das Lutas nas aulas de Educação Física para alunos do sexto ano do ensino fundamental a partir de jogos. Foi proposto um percurso com quatro situações de aprendizagem em que se buscou a compreensão e a experimentação dos princípios condicionais das Lutas e suas classificações por tipo de contato e distância. Destacam-se as aprendizagens que permitiram a interconexão entre o saber fazer e as razões do fazer de diferentes situações-problema. Além disso, esta experiência rompe com alguns paradigmas recorrentes, como a questão da violência ou a necessidade de ser especialista em Lutas para abordá-las.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p262

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.