O Ensino de Habilidades Motoras Esportivas na Escola e o Esporte de Alto Rendimento: Discurso, Realidade e Possibilidades

Por: Go Tani, , Sérgio Roberto Silveira, e .

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.27 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

A massificação da prática esportiva começando pela escola tem sido sugerida como uma forma eficaz para transformar o Brasil numa potência no esporte de alto rendimento. O objetivo deste ensaio é analisar e refletir sobre o discurso, a realidade e as possiblidades de ensino do esporte na escola, tendo como pano de fundo a relação entre a Educação Física Escolar e o esporte de alto rendimento. Em outras palavras, fazer uma análise crítica para qualificar a vinculação escola-esporte de alto rendimento com o intuito de deixar claro o papel social da escola e a sua eventual contribuição para a formação de atletas, e para discutir as possibilidades reais de se ensinar o esporte na escola, particularmente as habilidades motoras, consideradas as condições em que ela se encontra.

Endereço: https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000300016

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.