Resumo

Busca compreender o ensino da disciplina História da Educação Física na Escola de Educação Física do Espírito Santo. Objetiva compreender como foi ensinado História da Educação Física na década de 1930, e como os conhecimentos dessa disciplina foi aprendido pelos estudantes e materializadas em suas monografias. Como referencial teórico metodológico, utiliza os conceitos de lutas de representações (CHARTIER, 1990), estratégia e táticas (CERTEAU, 1994), faz uso da crítica documental (BLOCH, 2001). Como fontes, utilizamos os programas da disciplina História da Educação Física, os documentos do Arquivo Permanente do Cefd/Ufes e as monografias produzidas entre os anos de 1932 a 1939. O ensino de História da Educação Física é uma das disciplinas mais recorrentes nos currículos, pois se destaca como sendo a apreciação da história evolutiva da Educação Física, em contrapartida, o ensino de história da Educação Física na década de 1930 tinha uma conotação diferente, pois era por meio da história que se procurava legitimar o Método de Ginastica Francês com sendo o método ideal para as especificidades brasileiras, refletindo essa abordagem na elaboração das monografias dos estudantes, com uma reprodução de um discurso que buscava se tornar hegemônico.

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