O Ensino de Lutas nas Aulas de Educação Física Escolar

Por: Dihogo Gama Mattos, Felipe José Aidar, Gabriela Resende Venturini, Mauro Lucio Mazini Filho, Michel Resende Simões, Rafael Pedroza Savóia e Saulo Paula Costa.

Cinergis - v.15 - n.4 - 2014

Send to Kindle


Resumo


A prática das lutas apresenta valores que ajudam no desenvolvimento do cidadão, nas expressões corporais, nos movimentos, nas capacidades físicas envolvidas em sua prática, na moral e respeito entre os participantes, na promoção da saúde entre outros; sua realização se encaixa dentro dos conteúdos da educação física escolar. Todavia tal conteúdo não tem feito parte do cotidiano de muitas escolas. Objetivo: investigar se os professores de Educação Física do ensino fundamental da rede municipal da cidade de Cataguases, Minas Gerais conhecem e ministram o conteúdo lutas em suas aulas. Método: participaram deste estudo 18 professores de Educação Física que responderam a um questionário fechado contendo 8 questões específicas. Resultados e considerações finais: dos 18 profissionais entrevistados, 17 afirmaram que é possível trabalhar lutas na escola. 10 afirmaram ministrar lutas dentro de suas aulas de Educação Física e destes, 9 marcaram que trabalham o conteúdo de forma lúdica e apenas um recorre a ajuda de especialista. Quanto aos professores que afirmaram não aplicar o conteúdo, a maioria relata que a escola não tem condições físicas para isso. Entende-se que o conteúdo lutas vem sendo trabalhado de forma inadequada e muitas vezes nem é colocado em prática. São necessárias capacitações profissionais específicas nesta área de intervenção, associadas a estudos pertinentes à temática, que podem ser auxiliados pelo PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e CBC (Conteúdo Básico Comum), reforçando o ensino das lutas na Educação Física escolar.
 

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5264

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.