O Ensino do Andebol na Escola Básica e Secundária, as Competências Adquiridas e o Nível de Domínio de Jogo Atingido: Um Estudo Comparativo Entre a Auto-percepção dos Alunos e a Avaliação dos Docentes

Por: Américo Cardoso, Ana Rodrigues, Catarina Fernando, Duarte Filipe Sousa, Hélder Lopes e João Prudente.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Ao longo dos anos tem existido uma transformação no ensino dos Jogos Desportivos Coletivos, inicialmente centrado nas aprendizagens dos gestos técnicos e focando-se mais recentemente na lógica interna do jogo e no aprender jogando. Ao constatarmos as dificuldades dos alunos nas aulas práticas de andebol, assumimos ser importante analisar as causas para essas lacunas no sentido de percebemos as razões de êxito e inêxito ao nível da sua abordagem na escola. Este estudo pretende avaliar o modelo de ensino do andebol a que foram submetidos os atuais alunos da licenciatura de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira, no seu percurso escolar no ensino básico e secundário, relacionando com a auto-percepção do seu nível de domínio de jogo e com a avaliação da prática realizada pelos docentes. Analisaram-se os resultados tendo-se concluído que dos 93 alunos, 6 não abordaram o andebol na escola, sendo que, dos que abordaram, 75% fê-lo através de exercícios analíticos e de jogo formal. Não se verificou associação entre a avaliação realizada pelos professores e a autoavaliação dos alunos, nos domínios da ocupação do espaço, progressão no terreno e cooperação. Apenas no domínio da bola se encontrou associação positiva entre a percepção que os alunos têm da sua performance, com a avaliação dos professores. Numa análise por ano letivo, detetou-se uma associação positiva moderada no domínio da progressão no terreno entre professores e alunos do segundo ano e outra entre os docentes e os alunos do terceiro ano no domínio da bola e na cooperação.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.