O Ensino do Esporte (como Conteúdo) na Educação Física Escolar: Tensões e Ambiguidades

Parte de Educação Física Escolar e Esporte de Alto Rendimento: Dá Jogo? . páginas 5

Resumo

Escrever sobre o esporte é um desafio complexo para quaisquer pesquisadores interessados no assunto, sobretudo para dois professores de Educação Física apaixonados pelo tema. Entendemos que, historicamente, há poucos fenômenos capazes de mobilizar globalmente os conflitos entre os seres humanos, como as guerras e as religiões. Na contemporaneidade, o esporte certamente é um desses fenômenos.

Nosso interesse, neste capítulo, é tratar de uma perspectiva sobre o ensino do esporte como um dos “conteúdos” pertinentes à Educação Física na Educação Básica. Conforme Bracht (2000), Kunz (2000) e Lovisolo (2001), entendemos que ainda há tensões e ambiguidades no tratamento pedagógico do esporte. Para desvendar isto, apresentamos inicialmente nossa visão pessoal acerca do esporte e procuramos situar nossa “leitura do mundo” em relação à temática. Ao fazer isso, buscamos compreender como as nossas experiências com o esporte implicam nossas interlocuções com o mundo (e com o “mundo do esporte”).

Discutimos também a ambiguidade nos entendimentos sobre o esporte, suas implicações para a Educação Física escolar e criticamos algumas tensões no campo esportivo. A partir de nossa experiência docente com a Educação Física na Educação Básica, apontamos possibilidades para o ensino do esporte como “conteúdo”, de modo convergente, e enfatizamos a sua sistematização em blocos temáticos de “conteúdos” (que entendemos como conhecimentos e/ou saberes). Nesse sentido, consideramos que o esporte está compreendido nas dinâmicas que compõem a especificidade da Educação Física escolar, à medida que as aulas tratam da relevância social do esporte como um elemento cultural que, por sua vez, é significado pelas experiências dos alunos e dos seus professores.

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