O Ensino do Karatê Como Proposta Pedagógica nas Aulas de Educação Física do 1º Ao 5º Ano do Ensino Fundamental

Por: Jean Aragão Ronsó da Costa Lima e Vinícius Aparecido Galindo.

REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar o desenvolvimento do karatê, como proposta educativa nas aulas de Educação Física escolar do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com o método levantamento bibliográfico e documental. O karatê pode potencializar um desenvolvimento autônomo e crítico no aluno através das aulas de Educação Física, mas a ausência dessa modalidade em cursos de formação desses professores impede que isso ocorra. É preciso, por parte do professor, uma formação adequada, e cabe às universidades rever os currículos, diversificando-os. Além disso, é necessária a continuidade dos estudos, para que planeje suas aulas com sentido e significado para quem está aprendendo. A escola também poderia promover mudanças organizacionais que permitissem uma estrutura adequada para a inserção do ensino das lutas nas aulas de Educação Física.

Endereço: https://www.rebescolar.com/conpefe/O-ENSINO-DO-KARAT%C3%8A-COMO-PROPOSTA-PEDAG%C3%93GICA-NAS-AULAS-DE-EDUCA%C3%87%C3%83O-F%C3%8DSICA-DO-1%C2%BA-AO-5%C2%BA-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-/9--2018--MAR--AIII--VIII/ac73bc61-124a-4f86-84ee-7212ac9c01a4

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.