Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar a proposta pedagógica para o ensino dos desportos coletivos, segundo a visão de Claude Bayer, com a finalidade de propiciar um novo conhecimento aos profissionais da área acerca desta temática, visto que o referido autoré um professor francês que tem se dedicado profundamente ao estudo da problemática do processo ensinoaprendizagem dos desportos. Desta forma realizou-se uma análise da obra OEnsino dos Desportos Colectivos, onde procurou-se destacar os princípios que regem a idéia de Bayer, que simplificadamente consisteem propor uma base comum para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem das diversas modalidades coletivas, partindo da teoria do transferi, transferência de aprendizagem. Acredita-se que o estudo, considerando todas as variáveis pertinentes ao processo, mostra que a adaptação à proposta é bastante facilitada na medida em que o autor busca especificar as correlações entre técnica e tática, de forma a instigar o professor para uma nova prática pedagógica, bem como motivar e desafiar os alunos à vivência de novas possibilidades. Sendo assim, nota-seque este trabalho possui um significado relevante, no processo de formação de professores, haja visto que este traz subsídios fomentadores para novas ações pedagógicas,assim comoremete a uma maior reflexão, no que tange a estas práticas.