O Ensino dos Esportes de Raquete na Educação Física Escolar

Por: Mariana Mendes Luiz Corrêa, e Tatiane Cristina Rodrigues Freitas.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.17 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: a educação física escolar possui um vasto conteúdo formado pelas manifestações corporais, mas o esporte ainda é o conteúdo predominante dentro do planejamento dos professores. As atividades propostas nas aulas necessitam abranger novas experiências esportivas, maximizando os alcances dos conteúdos da cultura corporal através dos esportes. Objetivo: verificar as manifestações dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, 7º e 8º anos quanto ao ensino dos esportes de raquete nas aulas de educação física escolar. Métodos: foram aplicadas 20 aulas e anotadas as observações para a análise. Resultados: ao considerar as anotações do diário de campo percebeu-se que inserir novos conteúdos nas aulas é uma barreira a ser ultrapassada, principalmente pela dificuldade de aquisição dos materiais direcionados à execução das habilidades de rebatida, que não são comuns no almoxarifado da escola. Mas, como forma de minimizar tais dificuldades, esses materiais podem ser confeccionados pelos próprios alunos, despertando neles a curiosidade e o entusiasmo pela prática de atividades pouco desenvolvidas. Este aspecto facilitador, somado ao fato de que as atividades não são totalmente coletivas, provocou maior aceitação e participação nas aulas. Conclusão: a inserção de novos conteúdos nas aulas de educação física escolar é uma tarefa árdua, mas se aplicada com uma metodologia adequada, materiais atraentes e atividades criativas, se torna uma tarefa interessante e incentivadora, proporcionando a adesão dos alunos às aulas.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20301

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.