O Ensino dos Esportes na Escola: Intervenções a Partir dos Cenários Esportivos Produzidos na Mídia

Por: Antonio Guilherme Schmitz Filho, Bráulio da Silva Machado, Gilson Luiz Piber da Silva e Leonardo Braz Moraes.

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O esporte protagoniza a organização de sentidos para a idealização de movimento às pessoas. Seus enquadramentos geram uma série de modelos e estabelecem condutas estéticas de comportamento. As crianças são envoltas por esse protagonismo e o reproduzem incessantemente. Tais atributos refletem indicações para o ensino esportivo. Para tanto, o artigo tem como objetivo articular os sentidos advindos dos acontecimentos televisivos relacionados ao esporte com proposições educacionais para o ambiente escolar; através da utilização de uma metodologia capaz de descrever e analisar os cenários e compreender como algumas atribuições serão produzidas durante a cobertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, no contexto de possíveis desdobramentos para o ensino escolar.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.