O Ensino dos Jogos Coletivos Esportivizados na Escola

Por: .

68 páginas. 1994 01/07/1994

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar, nos livros disponíveis em língua portuguesa de autores brasileiros, como é tratado o ensino dos jogos coletivos esportivizados, especificamente nos casos do Basquetebol, Futebol, Handebol e Voleibol. A bibliografia consultada sobre o ensino desses jogos consistiu dos livros cadastrados na "Base de Dados UNIBIBLI" e ampliada com alguns livros de bibliotecas particulares. Ao analisar a literatura tive as seguintes preocupações: 1) identificar e apreender quais os métodos de ensino sugeridos pelos autores; 2) como a literatura trata o conteúdo dos "jogos coletivos esportivizados"; 3) qual a compreensão que os autores têm acerca da aula e 4) como os autores tratam o tema "esporte coletivo" na escola e fora dela. Pude concluir, a partir das análises feitas, que não há diferenças significativas no modo pelo qual os autores abordam os vários jogos coletivos esportivizados, mesmo entre os autores de livros de um mesmo jogo. O ensino é proposto na maioria das vezes a partir dos fundamentos dos diferentes jogos, tendo assim uma fragmentação desses conteúdos da Educação Física escolar. O ensino tem um modelo a ser atingido que é a execução perfeita do gesto técnico, a partir da imitação e repetição de exercícios. O modelo de performance que se busca é o modelo do esporte de "alto rendimento". Nesses textos as crianças são vistas apenas como "futuros jogadores" e os procedimentos de ensino sugeridos não consideram a criança como tal e a concepção que se tem é de criança como futuro atleta e futuro adulto. Dediquei o capítulo II à análise mais sistematizada dos textos que tratam dos "jogos coletivos esportivizados", tomando como modelo exemplar o Handebol. No capítulo III procurei situar o conteúdo dos textos estudados com as correntes pedagógicas Tradicional e Tecnicista, fazendo também uma discussão sobre o respeito à cultura da criança no processo de ensino-aprendizagem. Finalizando, explicito como, do meu ponto de vista, deveriam ser abordados os "jogos coletivos esportivizados" nas aulas de Educação Física na escola.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=363&listaDetalhes%5B%5D=363&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.