Resumo

Objetivo:
Orientado pelo currículo proposto para o Ensino da Educação Física no Ensino Fundamental II, esse estudo teve como objetivo observar e analisar o ensino dos jogos coletivos nas aulas de Educação Física.

Métodos e Resultados:
Esse estudo foi realizado através de observação in locu de forma não participativa. Foi utilizado como instrumento um diário de campo e questionário semi-estruturado. A pesquisa foi realizada em escolas estaduais (n=4) de uma cidade da região metropolitana de Campinas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Foram observadas aulas de quatros professores, os quais possuíam uma carga semanalmente de 25 horas em média de trabalho, com acumulo de cargo em Instituições Públicas e Privadas. O tempo de docência dos professores na Educação Física escolar foi de 15,25 anos de docência. No que tange a observação das aulas, verificou-se: dois professores não desenvolveram o conteúdo proposto no currículo para jogos coletivos; situações de aulas ‘livre’; distância entre a teoria e os procedimentos pedagógicos adotados em aula.

Conclusão:
Foi observada distância significativa em relação aos procedimentos pedagógicos e as concepções contemporâneas para o ensino dos jogos coletivos. Esse aspecto parece estar diretamente relacionado com o processo de formação continuada dos professores. Assim, para essa hipótese, outros estudos precisam ser realizados.