O Ensino da Educação Física no Ensino Médio: Aproximações Sobre a Atuação dos Profissionais da área em Escolas Estaduais de Londrina

Por: Leisi Fernanda Moya.

2008 27/03/2008

Send to Kindle


Resumo

A disciplina Educação Física passa por um momento especial em que tem a oportunidade de elaborar uma proposta curricular para o Ensino Médio, nível de ensino que, até então, não contava com uma diretriz estadual. O Currículo Básico do Paraná (1990), quando elaborado e implantado, não contemplou o Ensino Médio. Diante da necessidade de se repensar o papel da disciplina Educação Física, assim como as demais que compõem o rol de disciplinas escolares, foi proposto pelo governo atual a reconstrução das Diretrizes Curriculares do Paraná. Essa reconstrução se deu ao longo de três anos e no início do ano de 2007 as Diretrizes chegaram às escolas, em uma versão intitulada como ?preliminar?, para que os professores e equipe de ensino da Secretaria Estadual de Educação pudessem analisar a sua viabilização no cotidiano escolar. Avaliando tais tentativas de mudanças é que essa pesquisa procurou indagar sobre a seguinte inquietação: ?Qual o entendimento do ensino da Educação Física no Ensino Médio, por parte dos professores, considerando os documentos oficiais como perspectiva de análise??. Em outras palavras, qual a representação que os professores tinham/têm sobre a disciplina e o que os documentos legais apontam como sendo o papel da mesma no contexto escolar? Nossa intenção foi a de averiguar se os professores atuantes no nível de Ensino Médio conhecem as diretrizes curriculares de maneira suficiente e se, na prática, as têm utilizado como meio norteador e facilitador para sua ação docente. Para que pudéssemos atingir tal objetivo, utilizamo-nos dos pressupostos da pesquisa qualitativa, com dois instrumentos de coleta de dados: a entrevista semi-estruturada e a observação. Foram realizadas análises dos documentos oficiais que norteiam o ensino da Educação Física, estadual e federal, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Currículo Básico do Paraná e as Diretrizes Curriculares do Paraná. Tivemos ainda a oportunidade de entrevistar nove professores que estão atuando com o Ensino Médio na cidade de Londrina. Além disso, observar e acompanhar aulas de dois desse professores. Ao término de nossa pesquisa pudemos concluir que os professores não estão plenamente preparados para ensinar sob a ótica dos pressupostos da Diretriz Curricular. A capacitação para os professores deixou a desejar, não contemplou a totalidade dos professores. Fato esse que provocou uma certa insegurança por parte dos professores com relação à proposta. Dessa maneira, nos propusemos a contribuir com a análise das Diretrizes Curriculares do Paraná, assim como com apontamentos para que a utilização das mesmas se efetive nas escolas.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000128920

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.