O Ensino da Educação Física: a Questão do Espaço Físico

Por: Marcia da Silva Damazio.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

O objetivo deste trabalho está direcionado para refletir em torno do ensino da
educação física na escola pública, destacando a problemática do espaço físico e das
instalações. Educadores têm discutido esta questão no âmbito da educação pública.
Anísio TEIXEIRA (1971) já falava das implicações da arquitetura escolar no
delineamento de uma escola de qualidade. RODRIGUES (2003) faz uma reflexão sobre
o espaço escolar e cidadania excluída, onde investiga as instalações escolares na
cidade do Rio de Janeiro. No âmbito da educação física também encontramos
considerações em torno da temática, denunciando as condições de espaço e
instalações (SHIGONOV, 1997; FREIRE, 1989). Diante destas considerações, apontamos
os seguintes questionamentos: Quais as condições de espaço e instalações para o
ensino da educação física nas escolas públicas de Teresópolis? Para refletirmos a
partir de uma realidade concreta, observamos, através de roteiro, 10 escolas da rede
pública de Teresópolis/RJ, que oferecem o Ensino Fundamental e Médio.
Apreciamos também as falas de professores de educação física, que contribuíram
no momento das observações. Analisamos os seguintes aspectos: dimensões e
qualidade de espaços/ instalações; espaços alternativos para aulas e horários livres;
segurança das instalações; adaptações para atender educação especial; interferência
sonora; condições para higiene corporal e cuidado com a saúde; aspecto
estético. Após observações e conversas com professores identificamos a baixa
qualidade da estrutura arquitetônica e inúmeras limitações em torno destes aspectos.
As escolas, mesmo depois de reformas e ampliações, não atendem princípios básicos
em termos de segurança, estética, conforto ambiental e instalações. Outros fatores
influenciam o trabalho pedagógico da educação física, como o valor social atribuída
à disciplina, a atuação do professor, a organização administrativa da escola. Mas para
alcançar os sublimes objetivos educacionais delineados nas mais belas propostas
teóricas, sejam eles na perspectiva da aptidão física, sejam na perspectiva da reflexão
da apreensão da cultura corporal, há necessidade de atentarmos para a problemática
das condições materiais (espaço/instalações), pois segundo FRAGO (2001), o espaço
também educa e faz parte dos programas escolares.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/71_Anais_349.pdf

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