O Ensino Elementar e os Grupos Escolares de Juiz de Fora: o Processo de Escolarização e Disciplinarização da Educação Física (1907-1950).

Por: e Marina Fernandes Braga.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho é resultado das ações implementadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Física e do Esporte (GEPHEFE), organismo criado em 2002, vinculado à Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em meados de 2003, o GEPHEFE passou a contribuir com o projeto “O Estado e a Educação Básica em Juiz de Fora: Pioneirismo, Organização e Expansão”, desenvolvido pelo “Grupo de História da Educação – História Regional”, organismo ligado ao Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e da Educação (NESCE), da Faculdade de Educação da UFJF. Tal projeto pretende estudar a história dos Grupos Escolares em Juiz de Fora, instituições que colocaram em prática renovadas idéias para a educação de nível primário nos anos posteriores e próximos à proclamação do regime republicano no país. Ao implantarem os Grupos Escolares, políticos, legisladores, intelectuais e educadores acreditavam no poder da instituição escolar moralizar, civilizar e consolidar a ordem social, sendo necessário para tanto um modelo de ensino primário mais racional e padronizado que possibilitasse a universalização da instrução elementar. Alguns pesquisadores vêm se dedicando a estudar o nascimento e o desenvolvimento dos Grupos Escolares em Minas Gerais, colaborando desta maneira para melhor compreendermos o processo de afirmação da escola enquanto lugar da educação/instrução ao nível primário. Os trabalhos produzidos têm destacado, entre outros aspectos, as histórias das diferentes cadeiras/disciplinas que compuseram as grades curriculares destas instituições. Integrados ao projeto desenvolvido pelo NESCE (Faculdade de Educação/UFJF), pretendemos com a presente pesquisa organizar fontes e investigar o processo de inserção (escolarização) e constituição (disciplinarização) da Educação Física nos Grupos Escolares de Juiz de Fora. Nossa pesquisa focaliza o período entre 1907 e 1950, ou seja, abrange o tempo entre a fundação do primeiro Grupo Escolar de Juiz de Fora e a consolidação da Educação Física enquanto cadeira/disciplina deste modelo de instituição educativa. Nosso objetivo principal é dar luz à história escolar da Educação Física nas escolas públicas da cidade, em especial nos Grupos Escolares, tema de pesquisa ainda inédito.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.