O Ensino do Esporte a Partir do Programa Inspiração Internacional: Um Intercâmbio Brasil e Inglaterra

Por: .

178 páginas. 2013 22/02/2013

Send to Kindle


Resumo

O Programa Inspiração Internacional (PII) surge como um legado da candidatura de Londres às Olimpíadas de 2012 e propõe a utilização do poder do esporte para transformar a vida de crianças e jovens de escolas e comunidades em todo o mundo, discutindo questões ligadas à: liderança, cidadania e responsabilidade social. A proposta do presente estudo foi conhecer a materialização do PII em escolas públicas de Pernambuco (PE), analisando sua compreensão e contribuição pedagógica acerca do ensino do esporte. Realizamos uma pesquisa qualitativo-descritiva com base na hermenêutica dialética, caracterizada como sendo bibliográfico documental e com inserção no campo, através de entrevista semiestruturada realizada com os professores, alunos e a gestão do programa. Na fase de tratamento e apreciação dos dados, utilizamos a análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas. Identificamos nos documentos e entrevistas a implementação do PII em PE, iniciando no ano de 2007, através de cursos ministrados aos professores, diretores e alunos de seis escolas públicas, incluindo, também, o intercâmbio Brasil e Inglaterra, ou seja, a realização de trocas culturais e educacionais com base na Educação Intercultural. Detectamos a falta de materiais esportivos e uma infraestrutura precária das escolas públicas do estado de PE, bem como limitações didático-metodológicas dos alunos/jovens líderes. Observamos o uso do esporte a partir, principalmente, da dimensão do lazer como uma ferramenta educacional. Esta, por sua vez, contribui pedagogicamente para o trato do esporte dentro da escola, sendo utilizado para promover reflexões sociais, educacionais e culturais, indo além dos treinamentos ou aulas de Educação Física, e repercutindo para a realização de Oficinas, Festivais Esportivos, Gincanas e Recreios Orientados. Identificamos como estratégias dos docentes o uso da internet, vídeos, fotos, pesquisas para o ensino das modalidades, tais como os relatos das práticas de: Futebol, Xadrez, Tênis de Mesa, Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol, Badminton, Atletismo, Críquete, Netball e Rúgbi. Portanto, constatamos o PII na escola, enquanto elaborado pelas instituições inglesas adequando-se à nossa realidade, devido às dificuldades políticas, estruturais/materiais e sociais enfrentadas para a sua materialização, bem como a autonomia dos envolvidos no planejamento e ampliação de suas ações no estado de PE. Através da percepção acima, concluímos que as propostas pedagógicas do programa contribuem para os professores refletirem sobre suas práticas pedagógicas e no trato do esporte dentro da escola, colocando o aluno como sujeito do processo e das ações, através da função do jovem líder exercendo a liderança juvenil, transpondo assim, os saberes adquiridos no PII para as comunidades circunvizinhas à escola, tendo o esporte como uma plataforma educacional. 

Endereço: http://w2.atrio.scire.net.br/upe-papgef/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=87&pg_query=8081956102657581&pg_range=5

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.