Resumo

Este estudo analisa a prática pedagógica utilizada pelos professores de Educação Física que ministram aulas no primeiro ano do ensino médio nas escolas públicas da cidade de Catalão Goiás, tendo como referencial alguns autores que tratam do ensino do esporte na escola. Busca se, nas peculiaridades contidas nas propostas educacionais, subsídios norteadores para o ensino do handebol como um meio auxiliar para a formação, privilegiando além do aprendizado do conteúdo específico desse esporte, o estímulo ao prazer e ao gosto pela sua prática. Levantamos como hipótese de trabalho a ausência das estruturas funcionais e teóricas que envolvem a prática pedagógica dos professores, o que contribui para um certo distanciamento entre o que é proposto teoricamente pela comunidade acadêmica da Educação Física com o que se ensina nas escolas. Objetiva-se identificar os pressupostos teóricos que sustentam ou deveriam sustentar a prática pedagógica desses professores, estabelecendo possíveis relações entre essas propostas e as aulas observadas. Embasados teoricamente através da pesquisa bibliográfica e empiricamente a partir do trabalho de campo, encontramos sustentáculos que corroboraram para uma leitura que se traduz necessária no processo de re-significação do ensino-aprendizagem do handebol. Em consonância com as disposições e perspectivas que possam nortear a prática diária dos professores, observamos que esta se mostrou enfadonha e deficiente em relação à definição de conteúdos que se apresentassem respaldados por alguma proposta metodológica, e ainda, a ausência de um planejamento e conseqüente obscuridade quanto aos objetivos contidos em cada aula. Tal análise possibilitou-nos refletir sobre as propostas teóricas existentes e a prática que ora se observa e apontar para um certo distanciamento entre tais proposições, causado talvez, pelo desconhecimento de alternativas que possibilitem sua efetivação.

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