O Ensino da História da Educação Física: Uma Análise dos Anais dos Congressos de Educação Física, Esporte e Lazer

Por: Denise Maria da Silva Ribeiro, Grasiela Martins Lopes Poleze, Mariana Rocha Lucio, Omar Schneider, Thiago Ferraz Will e Wallace Rocha Assunção.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa procura analisar como vem sendo debatido o ensino da História da Educação Física pela comunidade acadêmica na formação de futuros professores. Utiliza anais dos congressos como fonte, por serem esses objetos representativos de certo momento que reúne pesquisadores e pesquisas em diferentes estágios de desenvolvimento, possibilitando também a troca de experiência sobre diferentes temáticas que animam as discussões de uma área. Dessa forma, os estudos que tomam os anais de congressos como fonte possibilitam determinar e compreender o estado da arte de um campo de pesquisa, seus caminhos metodológicos, opções teóricas e temáticas.
Como referencial teórico, utilizamos os conceitos de lutas de representação desenvolvidos por Roger Chartier (1991). Buscamos analisar, com base nessa teorização, os anais de congressos que abordem a História da Educação Física, para compreendermos como vem circulando a discussão sobre o ensino da História da Educação Física, esporte e lazer.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.