O Ensino Superior de Educação Física no Vale do Paraíba do Estado de São Paulo e a Contribuição Para a Formação do Profissional Nesta Região

Por: Lucinia Cimaschi e Osvaldo Enrique Cimaschi.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Através de um procedimento sistemático de pesquisa procurou-se, neste estudo,
dar início a algumas reflexões e desvelamentos da natureza social e histórica
dos cursos de Educação Física do Vale do Paraíba do Estado de São Paulo e
conhecer e reconhecer as principais características dos alunos e sua opinião e
avaliação sobre o curso que escolheram para se profissionalizar. Num primeiro
momento, fazendo uso da pesquisa bibliográfica, buscou-se a história da
educação, do ensino superior no mundo e no Brasil e da Educação Física
como embasamento teórico e recurso para "lançar alguma luz"na história da
Educação Física no Vale do Paraíba. Utilizando a análise documental com a
intenção de complementar, ilustrar e fundamentar as informações e entrevistas
obtidas com pessoas do corpo administrativo das instituições pesquisadas,
encontraram-se dados sobre: primeiras idéias e implantação dos curso,
instalações, currículos (grade curricular - a primeira e a atual), corpo docente e
titulação, vestibular (forma), corpo discente e perspectiva para o futuro. Num
segundo momento, buscando auxílio na pesquisa qualitativa e considerando o
homem sujeito que atribui significados ao mundo vivido e por isso não pode
ficar alijado de nenhum processo, os alunos das instituições pesquisadas
responderam a dois questionários com o objetivo de fazer um levantamento
das principais características desse graduando e de conhecer a opinião e a
avaliação que eles fazem sobre o curso que escolheram para se profissionalizar.
Dos dados coletados e analisados verificou-se que os cursos de Educação
Física da região surgiram por necessidades do contexto sócio-políticoeducacional de cada época. Passam por reestruturações que, na maioria dos
casos, são para atender as exigências burocráticas de novas leis educacionais.
Quanto à clientela, é formada por jovens do Vale do Paraíba e cidades vizinhas
que, sem condições, optam por cursarem o ensino superior na sua região e
Anseiam em desempenhar uma função decisiva nos acontecimentos e
resoluções das instituições que escolheram para se formar e iniciar um trabalho
profissional de qualidade. Enfim, fazem-se algumas sugestões que, acreditase, possam servir de elementos de discussão na elaboração de novas estratégias
para superação de conflitos encontrados por essa pesquisa.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/69_Anais_p339.pdf

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