O Espetáculo Esportivo na Construção das Representações Sobre a Brasilidade: Uma Análise da Abertura dos Jogos Pan-americanos de 2007 - o Pan do Brasil.

Por: e Bruno Otávio de Lacerda Abrahão.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.37 - n.4 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Este artigo objetivou analisar as representações sobre a identidade brasileira que emergiram a partir da festa de abertura dos XV Jogos Pan-Americanos. Para tanto, tomou-se como fonte à transmissão da cerimônia de abertura, o documentário “Jogos Pan-Americanos Rio 2007 - Cerimônia de Abertura” matérias jornalísticas que circularam em 14 de Julho de 2007. A simbolização do Brasil neste evento, traduzida em elementos da sua diversidade natural e cultural, representam a auto-imagem da harmonia multirracial e do ethos festivo do “ser brasileiro” revelando a essência democrática do caráter de um povo que soubera aplainar os antagonismos e hierarquias sociais. Essa seria a contribuição que nação brasileira teria a oferecer ao mundo.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1270

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.