O Esporte Através do Programa Social das Forças Armadas do Brasil: a Visão dos Pais/responsáveis Sobre Projeto Realizado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes

Por: .

77 páginas. 2016 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O Programa Forças no Esporte é um programa realizado pelas Forças Armadas, através de um convênio entre o Ministério da Defesa e do Esporte, no qual tem por objetivo principal atender as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social das comunidades no entorno das Organizações Militares, com a Educação Física e o esporte como ferramenta para a inclusão social e os militares sendo os gestores deste programa. O presente estudo tem por objetivo investigar o desempenho da educação física e do esporte voltados a um programa social realizado pelas Forças Armadas do Brasil, procurando entender os métodos empregados e os resultados que vêm sendo alcançados dentro do programa. A opção metodológica voltada para a pesquisa quantiqualitativa, em virtude de aproveitar os dados numéricos para fazer uma correlação com os dados teóricos. Optou-se por analisar as respostas daqueles que são os responsáveis diretos pelos alunos inseridos no Programa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com perguntas fechadas e uma pergunta aberta, onde foi investigada a maneira pela qual a educação física e o esporte conduzido pelos militares da Organização Militar vêm sendo desenvolvido no objetivo do projeto e se existe uma relação de causa e efeito na realidade dos alunos. Os resultados provenientes da coleta de dados mostraram a importância e aceitação do esporte sendo gerido por militares, indicando assim, uma aproximação da população com instituições militares. Os dados revelam as seguintes evidências: a) a importância de um projeto social esportivo na vida dos familiares; b) influência dos militares na iniciação da profissionalização de crianças e adolescentes; c) profissionais de outras áreas sociais devem estar inseridos no desenvolvimento do projeto; d) apesar do aumento de projetos sociais esportivos ainda existem crianças e adolescentes carentes de atividades esportivas direcionadas; e) o planejamento do projeto não está relacionado com a execução muito ocorre da necessidade de cada OM participante. Estes indicativos merecem ser mais investigados, pois o resultado indica para um aumento de projetos sociais gerenciados por militares para uma contribuição da demanda da população em situação de risco, contudo, deve-se aprimorar os resultados já alcançados para uma melhor eficiência na execução dos projetos. 

Endereço: http://v3.universo.edu.br/mestrados/caf/dissertacoes.asp

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.