O Esporte Coletivo no Contexto dos Projetos Esportivos de Inclusão Social: Contribuições a Partir do Referencial Técnico-tático e Sócio-educativo

Por: , e .

Pensar a Prática - v.16 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

No Brasil, em especial na última década, observa-se um crescimento significativo das iniciativas voltadas ao esporte educacional, principalmente no contexto dos projetos sociais. Nessa conjuntura, nos chama atenção a concepção de ensino de esporte a ser adotada nesses projetos. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar algumas contribuições da pedagogia do esporte para o ensino dos JDC em suas dimensões técnico-tática e sócio-educativa. Os resultados apontam que há, entre os autores ligados ao referencial técnico-tático, diversas convergências na forma como os conteúdos específicos do jogo coletivo devem ser ensinados. Já em relação ao referencial sócio-educativo as propostas apontam no sentido de que o ensino do esporte extrapole o ensino dos movimentos, técnicas e táticas que compõe o jogo e passe a tematizar de forma intencional o saber sobre o esporte e o como se relacionar no âmbito de sua prática.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.