O Esporte Como Conteúdo nos Cursos de Formação de Professores: Realidade e Possibilidades

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212 páginas. 2005 00/00/0000

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Resumo

O presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA – Linha “Educação Física Esporte e Lazer” - e investiga as relações e nexos entre formação de professores, produção do conhecimento, currículo e campos de trabalho. Problematiza a formação humana e a cultura esportiva, mediada pelo trabalho pedagógico no trato com o conhecimento esporte nos cursos de graduação e nos campos de trabalho da educação física. Coloca a pergunta cientifica sobre quais as possibilidades concretas e de essência de alterar a organização do trabalho pedagógico no currículo do curso, no trato com o conhecimento do basquetebol na perspectiva do complexo temático esporte. Seu objetivo é discutir teoricamente as contradições no ensino da modalidade esportiva basquetebol frente às exigências dos campos de trabalho e as possibilidades de introdução do complexo temático esporte no currículo. Dos procedimentos investigativos constam: delimitação das fontes, a saber – os campos de trabalho, o currículo, o conhecimento produzido sobre o tema; procedimentos de coleta de dados – análise bibliográfica e documental e; procedimentos de análise dos dados – análise de conteúdo. Como hipótese de trabalho delimitamos o seguinte: os campos de trabalho exigem, cada vez mais, uma consistente base teórica, o que implica em reestruturação no trato com o conhecimento no currículo da graduação, sendo uma das possibilidades a superação do ensino por modalidades esportivas, fragmentadas e isoladas, para uma abordagem do conhecimento através do complexo temático esporte. A discussão teórica e os dados levantados nos apontam que os espaços de trabalho – escolas, clube, academias, clinicas, espaços públicos de lazer – exigem cada vez mais uma consistente base teórica do professor; que o currículo do curso necessita ser reformulado para superar contradições como é a dicotomia teoria - prática, a fragmentação do conhecimento e a diluição de conteúdos no decorrer do currículo e ainda, que existe uma possibilidade de superação do ensino por modalidade através da introdução do complexo temático. A discussão especifica sobre o ensino por modalidade – basquetebol e o ensino por complexo temático – o esporte, é inédita na área e pode estar trazendo uma perspectiva superadora para as contradições do currículo de formação do professor de educação física.

Endereço: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10199

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