O Esporte Como Gerador de Negócios Para as Instituições Financeiras no Brasil

Por: Aline Velloso Huller.

Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros - v.1 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Sobre a Obra

INTRODUÇÃO
O esporte surgiu para os profissionais de marketing como uma alternativa à publicidade tradicional, pois, através dele, as empresas conseguem atingir o consumidor em seu momento de lazer, onde ele está mais receptivo às suas mensagens e produtos, oportunizando assim, a criação de estratégias de mercado para obter um diferencial da concorrência e chamar a atenção de seu público2.

Um dos primeiros segmentos no Brasil a utilizar o esporte como ferramenta de comunicação com seus clientes foi o bancário, entre o final da década de 70 e início da de 80. Atualmente, o setor é um dos maiores investidores do esporte, indo do futebol aos campos de golfe. Em pesquisa realizada pela TNS Sport e divulgada pela revista Isto É Dinheiro de 10/09/2008, o setor foi associado ao futebol por 15,20% dos entrevistados, destacando-se o Itaú como instituição financeira mais lembrada pelos torcedores, uma vez que o mesmo patrocina o Campeonato Brasileiro deste ano. Das 10 marcas que mais cresceram na lembrança do público, 50% eram bancos.

Visto que as instituições financeiras investem nas mais diversas modalidades esportivas e que suas marcas apresentam-se tão associadas ao esporte na mente do consumidor, surge a questão que norteia esta pesquisa: quando as instituições financeiras começaram a investir no esporte, que tipo de ações realizam para atingir seus objetivos de comunicação junto ao seu público-alvo e que resultados essas ações proporcionam?

Para obter a resposta a esta indagação, utilizou-se a pesquisa qualitativa exploratória, através de revisão bibliográfica uma vez que há pouco material divulgado sobre o tema. Ou seja, buscou-se maiores informações sobre o tema através de bibliografias já publicadas sobre o mesmo, permitindo assim melhor percepção e compreensão do contexto do problema3

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.