O Esporte Como Mediador das Reivindicações Políticas Palestinas: Apontamentos Acerca do Documentário Sobre Futebol e Barreiras

Por: Evelise Amgarten Quitzau, Hanin Majdi Waleed Mustafa Kassem Dawud e .

Recorde: Revista de História do Esporte - v.13 - n.2 - 2020

Send to Kindle


.Resumo

A presente resenha trata de expor as narrativas do filme documental “Sobre Futebol e Barreiras”, gravado durante a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Lançado em 2011, sob a direção de Arturo Hartmann, Lucas Justiniano, José Menezes e João Carlos Assumpção, o documentário transpõe importantes questões do cotidiano conflituoso, próprio da região Israel-Palestina, bem como as consequências da suposta neutralidade política do cenário da Copa do Mundo. A produção apresenta uma série de debates oriundos dos aspectos políticos relativos à “questão palestina”, relacionada às dinâmicas de enfrentamento do cenário esportivo, condição que repercutiu em organizações de torcidas a partir das demandas regionais de modo a provocar manifestações diplomáticas sobre a requisição de autodeterminação política.

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/39594

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.