Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar as possibilidades educacionais do esporte e da competição na Educação Física escolar. Para isso, este estudo se utiliza dos preceitos teóricos da Pedagogia do Esporte. Identificou-se que a Pedagogia do Esporte apresenta estratégias de desenvolver o esporte e a competição na Educação Física escolar, no entanto, diagnosticou-se lacunas. Conclui-se que o fracasso e o sucesso dos conteúdos do esporte e da competição dependem diretamente dos princípios pedagógicos utilizados pelo professor. Há necessidade da elaboração de mais estudos de caráter práticos, sobretudo, relacionados às modalidades individuais.

REFERÊNCIAS

AZEVEDO JÚNIOR, L. C. D. Esporte de competição escolar: uma análise do estresse situacional associado ao grau de coesão grupal. 2008. 96 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de São Paulo, 2008.

BALBINO H. F.; GALATTI, L. R.; FERREIRA, H. B.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte: significações da iniciação esportiva e da competição. In: REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. p. 41-68.

BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da Educação Física/UEM, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2009.

BENTO, J. O. Da pedagogia do desporto. In: TANI, G.; BENTO, J.O.; PETERSEN, R.D.S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 26-40.

BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor. Motriz, v. 1, n. 1, p. 25-31, 1999.

BRACHT, V; ALMEIDA, F. Q. A política de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorização da educação física. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 24, n. 3, p. 87-101, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental de 1 a 4 séries. PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

 

BELOTTO, C.; REVERDITO, R. S. Competição na Educação Física escolar: estudo etnográfico em uma turma de Ensino Fundamental. Motriz, Rio Claro, v.17, n.1, p. 44, 2011.

CARLAN. P.; KUNZ, E.; FENSTERSEIFER, P. E. O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica "inovadora". Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 55-75, 2012.

FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. São Paulo: Autores Associados, 2003.

GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Fundamentos da pedagogia do esporte no cenário escolar. Movimento e Percepção, v. 6, n. 9, 2006.

GALATTI, L. R.; FERREIRA, H. B.; SILVA, Y. P. G.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 6, 2008.

GRAÇA, A.; MESQUITA, I. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 7, n. 3, p. 401–421, 2007.

HIRAMA, L. K.; MONTAGNER, P. C. Competição em Esportes: “ingrediente” para uma proposta formativa. In: REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. p. 315- 342.

MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte e o referencial histórico-cultural: Interlocução entre teoria e prática. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 414-430, 2014.

 

PAES, R. R. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. 1996. 198 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Motriz, Rio Claro, v. 13, n. 1, p. 51-63, 2007.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; SILVA, S. A. D.; GOMES, T. M. R.; PESUTO, C. L.; BACCARELLI, W. Competições escolares: reflexão e ação em Pedagogia do Esporte para fazer a diferença na escola. Pensar a prática, v. 11, n. 1, p. 37-45, 2008.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. 462 p.

SADI, R. S. Temas da Pedagogia do Esporte, Educação Esportiva e Competições. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 6, 2008.

SADI, R. S. Educação Física e Competição: crença no esporte educacional/escolar? In: REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. p. 99-122.

SANTANA, W. C. Pedagogia do esporte na infância e complexidade. In: PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. p.1-22.

SCAGLIA, A.; GOMES, R.M. O jogo e a competição: investigações preliminares. O jogo dentro e fora da escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

SCAGLIA, A. J.; MEDEIROS, M.; SADI, R. S. Competições Pedagógicas e Festivais Esportivos: questões pertinentes ao treinamento esportivo. Revista Virtual EFArtigos, Natal/RN, v. 3, n. 23, abril, 2006.

SOARES, F. C.; MONTAGNER, P. C. A OCESP e o discurso da Educação Física sobre a competição. In: REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. p. 259-314.

STIGGER, M. P. Relações entre o esporte de rendimento e o esporte da escola. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 7, n. 14, p. 67- 86, 2001.

VARGAS, T.; MORISSO, M. M.; GONZÁLEZ, J, F. O ensino do esporte utilizando o modelo sport education o relato de uma experiência. P. 277-294. In: DARIDO, S. C. Educação Física no ensino médio. Ijuí: Unijuí, 2017

VARGAS, T.; MORISSO, M. M.; GONZÁLEZ, J, F.; SALWITZKI, R. S. A experiência do sport education nas aulas de Educação Física: utilizando o modelo de ensino em uma unidade didática de futsal. Revista Movimento, v. 4, n. 3, p. 735-748, 2018.

VENDITTI JR, R.; SOUSA, M. A. Tornando “o jogo possível”: reflexões sobre a Pedagogia do Esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 47-58, 2008.

 

Acessar