O Esporte na Educação Física Escolar: Possíveis Influências no Processo de Construção das Identidades dos Alunos e Alternativas Para Transformação

Por: Cíntia Cristina de Castro Mello, Daniel Bocchini, Demóstenes Winston Diogo Rosa, Fernanda Feliciano, e Marcos Ribeiro das Neves.

Arquivos em Movimento - v.4 - n.2 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O intenso processo de transformação que tem caracterizado a sociedade contemporânea propicia uma visão múltipla, plural e fragmentada de homem, resultado da produção discursiva de uma sociedade marcada pela multiplicidade cultural que acolhe e potencializa o surgimento de diversas identidades culturais. Nesse contexto, a escola, enquanto instituição social, vê-se obrigada a atender e lidar com tal diversidade, porém, pelas suas práticas, na maioria das vezes acaba por reproduzir e reforçar determinadas identidades. O esporte, como um dos conteúdos presentes no currículo da Educação Física Escolar termina por refletir o processo de identificação e diferenciação que caracteriza a cultura hegemônica. Ao discutir esse fenômeno por meio de uma pesquisa exploratória, o presente ensaio apresenta alternativas para uma educação participativa e reflexiva, onde o aluno tenha condições de entender e interpretar criticamente as relações sociais.
Palavras-Chaves: Identidade Cultural; Educação Física Escolar; Esporte.

Endereço: http://vomer2.eefd.ufrj.br/~revista/index.php/EEFD/article/view/78

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.