O Esporte Lazer Entre Trabalhadores da Empresa Suzano Papel e Celulose: Motivos e Efeitos Percebidos

Por: Renilton Oliveira Santos.

96 páginas. 2009

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar os motivos que levam os funcionários da ,Empresa Suzano Papel e Celulose a ingressar na prática esportiva como lazer e ,aderir (ou não) a ela. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. Utiliza um ,questionário com questões abertas e fechadas para levantamento dos dados. Conta ,com a participação de 61 adultos jovens, entre 20 e 40 anos de idade, escolhidos ,aleatoriamente. Desse total, 43 são adeptos de futebol, caminhada, lutas, corridabasquetebol, handebol, ciclismo, voleibol, natação e dança; os outros 18 não ,praticam nenhuma modalidade esportiva. Registra em planilhas os dados coletados ,de forma individual, tratados por meio de procedimentos descritivos, verificando a ,distribuição percentual entre os avaliados para cada questão. Constata que os ,funcionários praticantes de esporte não são influenciados a ingressar na atividade e ,aderir ao esporte por indicação médica. A manutenção da saúde é um fator ,marcante no ingresso na prática esportiva e na aderência a ela. Quanto aos não ,praticantes, observa que os fatores mais relevantes para a desmotivação no esporte ,se relacionam ao fraco passado esportivo e a sentimentos de baixa aptidão física ,para o esporte. Conclui que a maioria dos funcionários procura a prática esportiva ,para manter um convívio social com outras pessoas, buscar o prazer e atingir ,qualidade de vida e bem-estar social.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2534&listaDetalhes%5B%5D=2534&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.