O Esporte na Escola Inclusiva: Problematizando a Questão da Competição e Participação no Itinerário de Um Projeto Esportivo

Por: André Luís Normanton Beltrame.

E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação da Câmara dos Deputados - v.10 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo busca analisar e discutir o sentido dado ao esporte tendo como lócus o projeto “Centro de Iniciação Desportiva Paralímpica – CID-PL”. É um estudo de abordagem qualitativa e descritiva cujo instrumento contou com questionário e registros de observação e com a participação de 4 coordenadores e 10 professores que atuam em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. Os resultados apontam para um maior favorecimento de alunos que possuem ‘perfil’ para competir e ideias que favorecem a concepção do esporte praticado no projeto voltada aos princípios do esporte-competição, com treinamento e busca por resultados. Conclui-se que o CID-PL, a partir de seus coordenadores e professores, não atende, em sua totalidade, às perspectivas do esporte-educação-participação.

Endereço: http://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/385

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.