Resumo

 Este artigo submete à crítica as disciplinas esportivas do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva, além disso, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica e documental e para análise dos dados o par dialético: realidade e possibilidade. No decorrer do estudo verificar-se-á que as disciplinas esportivas encontram-se fragmentadas por disciplinas/modalidades estanque e voltadas para o rendimento, assim, essa organização coaduna com projeto de formação técnico-instrumental, na qual, aponta para uma formação unilateral com ênfase no esporte acrítico e apolítico. A influência do movimento renovador da Educação Física, surgido na década de 1980, tem levado alguns autores a discutirem o esporte a partir de sua totalidade concreta. Conclui-se o esporte na formação de professores tem sido marcado pela crescente preocupação em elaborar propostas pedagógicas que superem a fragmentação desse conhecimento em disciplinas/modalidades e pela transformação do esporte em prática social. Essa tendência fica evidente quando verificamos a quantidade de proposições que vêm sendo desenvolvidas a partir do final do Século XX.

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