O Esporte na Imprensa e a Publicidade Esportiva no Rio de Janeiro do Século XIX
Por: Eduardo Alexandre Dantas da Veiga, Fernanda Neves Salazar, Jesus Maria José e Victor Andrade de Melo.IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF
Resumo
Este estudo tem por objetivos discutir: os primórdios da organização da imprensa esportiva no Brasil: as iniciativas pioneiras de utilização do esporte como forma de propaganda; e as relações que se estabeleceram entre imprensa e publicidade esportiva. Para alcance do objetivo fizemos uso primordial de duas fontes: a) jornais e revistas da época onde o esporte era destacado como conteúdo central e/ou importante; b) jornais de importância no cenário do Rio de Janeiro, fundamentalmente o Jornal do Brasil. Até o momento foi possível concluir que: a) as relações entre esporte e imprensa, intermediadas pela necessidade de publicidade, são obseiváveis desde os primórdios da constituição de um campo esportivo no Brasil, constantemente se estabelecendo de forma ambígua e necessária para ambos; b) Na época, a imprensa já influía nas organizações esportivas, sugerindo mudanças e criando modismos.