O Esporte no Currículo da Educação Física Escolar: Um Estudo de Revisão Bibliográfica nos Periódicos da Capes

Por: Caroline de Oliveira Lemos, , Felipe Martins Cunha, Maiara Pelisser e .

Corpoconsciência - v.22 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo trata do esporte no currículo da Educação Física Escolar (EFIE), no qual apresenta como problema de pesquisa: Como o esporte se manifesta no currículo da Educação Física Escolar? A pesquisa tem por objetivo compreender o esporte no currículo da EFIE a partir de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Deste modo, realizou-se uma busca a partir dos descritores Educação Física Escolar, Currículo e Esporte. O processo seguinte foi analisar os textos para conferir a centralidade dos descritores na produção científica. Dentre as informações coletadas, destaca-se que a EFIE que vem sendo desenvolvida no currículo, reproduz no esporte a ideia da competição, do treino e do rendimento, como conteúdo predominante. Conclui-se através da perspectiva dos autores que o esporte tem se manifestado no currículo da Educação Física escolar como um elemento pouco crítico e reflexivo.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6377

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.