O Esporte Numa Perspectiva Educativa Para a Saude e Qualidade de Vida do Idoso

Por: Ernesto Marquez Filho.

2006 09/02/2006

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho se constitui como um estudo de caso combinando pesquisa bibliográfica, documental e empírica, desenvolvido, durante cinco anos, iniciado com um grupo de idosos de ambos os sexos, já praticantes de modalidades esportivas no SESC Campinas SP. Esta investigação traz uma abordagem de caráter sócio cultural e tem por objetivo analisar a problemática centrada no trinômio: idoso/saúde/qualidade de vida. Ela visa trazer contribuições para a reflexão e para as ações práticas voltadas a esse público, numa nova perspectiva, capaz de contribuir com a educação corporal integral do idoso. Baseada em referenciais teóricos contemporâneos, esta tese abre um debate sobre o esporte com ênfase nos aspectos acima destacados. No primeiro capítulo buscaremos fundamentar teoricamente o conceito de esporte, que norteou a reflexão, por meio de elementos que justificam sua viabilidade. No segundo, realizamos uma análise de alguns conceitos sobre qualidade de vida e saúde, que podem ser associados ao esporte, facilitando assim, a compreensão deste, ao nosso estudo. O terceiro capítulo por sua vez, retoma estudos anteriores do pesquisador, as possibilidades pedagógicas da atividade física voltada ao público idoso, e confronta com dados de pesquisa levantados junto a 422 idosos freqüentadores dos programas de atividades físicas de cinco unidades do SESC SP. No quarto capítulo apresentaremos em detalhes, o método desenvolvido com os idosos, que levou em conta o esporte na perspectiva até então tratada. Mostraremos também os resultados desta proposta através do olhar do próprio idoso participante, verificando a ressonância desta metodologia junto ao grupo e suas implicações no seu cotidiano. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000383784&opt=1

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.