O Esporte Paraolímpico de Alto Rendimento

Por: , Antônio Menescal Conde, Carla Skilhan de Almeida e Laís Rodrigues Gerzson.

Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos. Diferentes Olhares Sobre os Jogos Rio 2016: a Mídia, os Profissionais e os Espectadores (volume I).

Send to Kindle


Resumo

Introdução

As pessoas com deficiência estão cada vez mais participativas na sociedade e em busca de alternativas para melhorar o seu estilo de vida. A atividade esportiva é uma forma de estimular suas potencialidades e um convite para superar seus limites, prevenir as enfermidades secundárias e promover a integração social (CARDOSO, 2011). No Brasil, o Censo de 2010 apontou que aproximadamente 24% da população em geral declararam algum tipo de deficiência (IBGE, 2012), um número elevado de acordo com a estimativa da Organização Mundial da Saú- de (OMS), em que cerca de um bilhão de pessoas (15% da população mundial) possuem deficiência. Grande parte desta população (80%) encontra-se nos países em desenvolvimento (WHO, 2011).

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.