O Estabelecimento de Metas na Aprendizagem Motora - Uma Proposta de Avaliação do Comprometimento

Por: Alessandra Aguilar C. Ugrinowitsch, Alessandro Teodoro Bruzi, , João Vitor Alves Pereira Filho, Leandro Ribeiro Palhares e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.15 - n.2 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho propôs testar um instrumento de avaliação do comprometimento com metas. Participaram do estudo 12 sujeitos, sem experiência em treinamento sistematizado do basquetebol, realizando o arremesso para três pontos. O estudo foi dividido em três etapas: pré-teste, com 10 tentativas sem meta estabelecida pelos experimentadores; fase de aquisição em 10 séries de 10 tentativas com meta estipulada pelos experimentadores (baseada no desempenho do pré-teste); pós-teste, com 10 tentativas e sem meta estabelecida pelos experimentadores. Para avaliar o comprometimento dos sujeitos com a meta aplicou-se um questionário constituído de duas questões sobre a utilização da meta na fase de aquisição e no pós-teste, com suas respectivas justificativas. A média do escore dos arremessos, analisada pelo teste de Wilcoxon, apontou melhora no desempenho do pré-teste para o pós-teste [Z(n= 12)= 2,01,p< 0,01]. Na análise do questionário, o teste de Mann-Whitney indicou, na fase de aquisição, comprometimento com a meta estabelecida pelos experimentadores [Z(n= 12)= 2,77, p<0,001] e, durante o pós-teste, o teste de Friedman apontou comprometimento às metas estipuladas pelos sujeitos [X2 (N=11, df= 3)= 21, p< 0,001]. O presente estudo apresenta um instrumento de avaliação do comprometimento com metas, sendo necessários novos estudos para aprimorá-lo.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/744/747

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.