O Estado da Arte da Sociologia do Esporte no Brasil

Por: , Lisandro Soto Flechas e .

Impetus - v.5 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Esse artigo é fruto da dissertação de mestrado intitulada O Estado da Arte da Sociologia do Esporte no Brasil: um mapeamento da produção Bibliográfica de 1997 a 2007.
Tal pesquisa teve início com a percepção de que o estudo do esporte na área de Ciências Sociais é recente e se fazia necessário realizar um mapeamento das produções realizadas nesse ambito. Deste modo colocamos como questão central: o que está sendo produzido sobre o  esporte, utilizando a abordagem sociológica? Para responder a este questionamento realizamos o levantamento de artigos de dois periódicos, sendo um da Sociologia - a Revista Brasileira de Ciências Sociais - e outro da Educação Física - a Revista Brasileira de Ciências do Esporte- coletando dados específicos acerca das publicações.
Para cumprir tal intento utilizamos a análise de conteúdo, que auxiliou na organização e na forma de leitura. Como resultados, apontamos que nenhum trabalho foi publicado na revista da Sociologia no período estudado. No periódico da Educação Física a Sociologia do Esporte encontra espaço, fato confirmado através do número de artigos publicados. Entretanto, percebemos que uma grande parcela dos números deste periódico não possuía as produções que procurávamos o que pode ser sintomático de um campo ainda em consolidação e sem um espaço fixo nesse veículo de publicação. 

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.