Resumo

Esse Estado da Arte é parte da pesquisa que desenvolvi entre 2007 e 2009 no programa de Pós-Graduação em Educação na UFRN, no curso de Mestrado. Ocasião em que pesquisei a relação da ginástica geral (GG), ou ginástica para todos (GPT), com o universo escolar e os valores éticos. Com o objetivo de elencar produções e referências na área da educação física para alicerçar a pesquisa que culminou na Dissertação Ginástica e ética na escola: apontamentos para compreender a convivência humana, lancei mão das seguintes questões: como a ginástica geral foi abordada nas edições de 2001, 2003, 2005 e 2007 do CONBRACE e no último FIG (2007)? Quais as temáticas abordadas nas pesquisas de ginástica geral e as contribuições para pensá-la no contexto escolar? Foi utilizada como aporte metodológico a análise de conteúdo (Bardin, 2007). Os textos destacados se aproximam do proposto nessa pesquisa, revelam uma dimensão ética associada à prática da ginástica geral na escola ou numa condição formadora. Nesse sentido, esse Estado da Arte permitiu observar relações entre a ginástica geral e a formação humana, não só no contexto escolar, mas em outros ambientes de convivência humana em que se dá essa formação

Acessar