O Estilo de Comunicação de Professores em Projetos Sociais Esportivos: Uma Intervenção Baseada em Filmagens

Por: Maurício Pinto Marques, Mikael Almeida Corrêa e Simone dos Santos Paludo.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - v.7 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Promover o desenvolvimento positivo de jovens através do esporte é o objetivo central de muitos projetos sociais, que podem ser alvo de estudo da Psicologia, a fim de compreendermos como este processo pode ocorrer. O papel do treinador/educador e o ambiente construído em sua relação com os alunos é fundamental para a concretude deste Ideal. Uma abordagem positiva de comunicação por parte do educador, em detrimento a uma abordagem punitiva, pode ser correlacionada a diversos indicadores de desenvolvimento positivo. O objetivo deste estudo, de delineamento quase-experimental, é mensurar, através de filmagens, o padrão de comportamento verbal, pré e pós intervenção, de três professores de um projeto social esportivo na cidade de Rio Grande/RS, utilizando as categorias comportamentais do protocolo CBAS.Comparando-se as amostras de filmagens pré e pós intervenção, pode-se observar um aumento dos comportamentos positivos, especialmente da dimensão de Instrução.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/7954

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.