O Estilo Motivacional de Professores de Educação Física.

Por: Daniela Schwabe Minelli, Glauce Yara do Nascimento, e .

Motriz - v.16 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar qual o estilo motivacional adotado por professores de educação física escolar, exclusivamente no que se refere à autonomia. A pesquisa de caráter descritivo-exploratório contou com a participação de 16 professores atuantes em escolas do município de Cambé, norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio do instrumento “Problemas na escola”, composto por oito vinhetas que representam cenários comuns às escolas, seguidas de quatro afirmações que devem ser avaliada numa escala de Likert. Cada uma das quatro situações-respostas corresponde a um estilo motivacional adotado, que varia de altamente controlador até altamente promotor de autonomia. Os resultados mostraram que o estilo motivacional altamente promotor de autonomia foi o mais adotado pelos participantes da pesquisa, podendo assim, representar uma prática docente na educação física escolar que promova efetivamente a aprendizagem e, uma mudança efetiva no comportamento dos estudantes

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n3p598

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.