Resumo

Este artigo apresenta uma visão geral do trabalho de graduação realizado para obter o grau de antropólogo social na Universidade Autônoma de Yucatán, de 1976 a 2017, com o tema principal de jogos e esportes. Ao analisar o acervo da Biblioteca da Universidade Autônoma de Yucatán e o banco de dados digital para o Bacharelado em Antropologia Social, constatou que apenas 3% dos terminais de trabalhar os alunos tiveram como objeto de estudo alguns aspectos da campo de jogos e esportes. Isso revela pouco interesse dos alunos em investigar aspectos relacionados a esses tópicos. Uma situação marcante dada a relevância que essas atividades adquiriram em nossa sociedade durante as últimas décadas do século XX. Os resultados obtidos através da análise do trabalho das qualificações nos permitem observar como os jogos e esportes em Yucatán são práticas sociais e inclusivas que têm ajudado a fortalecer identidades locais e nacionais, facilitando ainda mais que as crianças e adolescentes, ganhar autonomia, desenvolver laços interpessoais e gerar espaços conducentes ao desenvolvimento da personalidade.

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