O Estudo do Meio Como Metodologia de Ensino: Considerações Sobre a Possibilidade da Aprendizagem Por Meio do Lazer e do Lúdico

Por: André Benatti de Andrade e .

Licere - v.16 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho busca fazer aproximações entre os conceitos de “estudo do meio”, ou EM, e de lúdico, com o intuito de aprimorar essa metodologia de ensino relacionada à vivência da aula não formal. Nosso objetivo é colaborar com o entendimento do EM com base nas características do lúdico. O trabalho foi desenvolvido pela combinação das pesquisas bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada em Campinas, SP – cidade em que os estudos do meio têm se apresentado como alternativa cada vez mais frequente. O estudo envolveu 78 participantes entre professores, coordenadores, animadores socioculturais e gestores de agências por meio de questionário com 16 perguntas sobre estudo do meio e o lúdico. Entre outros itens, concluímos que existe, em alguns pontos, um distanciamento entre discurso e ação e que o lazer não é bem incorporado ao EM, mesmo tendo, a partir de seu conceito, uma aproximação interessante com a educação.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/sumario.html?ed=38

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.