O ‘eu Corporal’ em Terapia Morfoanalítica.

Por: Neide Diefenbach.

295 páginas. 1998

Send to Kindle


Resumo

Esta investigação tem como tema vivências corporais em Terapia Morfoanalítica; foi realizada devido às necessidades do conhecimento profissional associado à minha formação pessoal. Os fatores importantes para a configuração desta investigação intitulada "O Eu Corporal em Terapia Morfoanalítica", foram dois encontros, que tive: um deles com o criador do método, o fisioterapeuta francês Serge Peyrot, e outro com o orientador desta dissertação, o Prof. Dr. Airton Negrine, que desenvolve estudos sobre a formação pessoal no Curso de Mestrado em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como metodologia, utilizei as vivências corporais de 24 voluntários, sendo que essas foram de nível exploratório descritivo. Os instrumentos de análise foram entrevistas, observações e diários dos voluntários durante três meses de coleta de dados. O conteúdo enfatizou o conhecimento referente à consciência corporal e à imagem corporal, ou seja, o aspecto psicofísico do ser humano, revelador da vida interior de cada um, e as vias de acesso ao "eu corporal". Espero que esta dissertação seja uma base para outros estudos em terapia morfoanalítica, trazendo compreensão da formação pessoal de cada um, e que seja um fomento ao desenvolvimento de outros seres humanos.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=911&listaDetalhes%5B%5D=911&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.