O Fenômeno da Não-participação nas Aulas de Educação Física Escolar: Um Estudo Acerca dos Fatores Dessa Ocorrência

Por: Paulo Eduardo Gomes Barros.

65 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de c1ontribuir para o entendimento do fenômeno da não-participação nas aulas de Educação Física Escolar, no âmbito da Educação Básica. Realizou-se uma revisão da literatura analisando as concepções e paradigmas que permearam, e ainda permeiam, a Educação Física ao longo de sua crise. Constituiu-se também como objeto de pesquisa o processo de ampliação do conceito de esporte, entendido como significativo para as mudanças de concepção da educação Física na escola. Finalmente, chegou-se a análise dos resultados de diversas pesquisas realizadas que trataram do fenômeno da não participação. A análise dos resultados permitiu identificar diversos fatores causadores desse fenômeno, onde destacam-se: o conteúdo das aulas repetitivo e baseado exclusivamente no esporte, falta de planejamento para as aulas e procedimentos didático-metodológicos inadequados às necessidades da educação atual.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=927&listaDetalhes%5B%5D=927&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.