O Festival Itajubense de Cultura e Arte-fica: Diálogos com a Literatura Internacional

Por: Ana Paula Cunha Pereira, Janir Coutinho Batista e Paulo Cezar Nunes Jr..

V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Send to Kindle


Resumo

O Festival Itajubense de Cultura e Arte (FICA) desenvolvido há 4 anos pelo setor de Extensão Universitária da Universidade Federal de Itajubá, visa ampliar o acesso aos bens e atrações culturais na cidade, além de impulsionar a implementação de processos participativos, novas formas de se produzir políticas, atividades de formação de público, capacitação e ainda, o empoderamento de líderes locais. Com base em nossa experiência durante o planejamento e implementação do FICA, identificamos a relevância que este tipo de evento tem ocupado na literatura científica (ROBERTSON, ROGERS, LEASK, 2009; GETZ, 2009; 2010). objetivo: identificar até que ponto as lacunas investigativas apresentadas pela literatura internacional se aproximam com a realidade do objeto ‘festivais’ no Brasil. 

A metodologia empregada nesta pesquisa (ainda em andamento) para obtenção dos dados é a análise de conteúdo (BARDIN, 1979) do Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events dos últimos cinco anos (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013).Concluímos até o presente momento que, subtemas como, “significados dos discursos sociopolíticos e culturais e as mudanças sociais”; “identidade, comercialização e produto”, “comunidade e cultura” e por último, “comunidade, coesão social e sociabilidade” (GETZ, 2010, p. 6) são os mais enfocados pelos pesquisadores da área.


 

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/5sudeste/lavras/paper/view/6358

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.