Integra

A Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde (RBAFS) fecha, com muita alegria, o ano de 2011. Mais uma vez o saldo é extremamente positivo: a consolidação como principal periódico nacional na área de atividade física e saúde, a manutenção da boa classificação na estratificação de periódicos da CAPES e a consolidação da agilidade de revisão dos manuscritos são as principais marcas desse ano.
Nosso volume de submissões agora impressiona. No mês de agosto de 2011, aceitamos o último artigo do número 4 de 2011. Neste ano foram quatro exemplares cada um com 15 artigos publicados, cinco a mais por exemplar do que em 2010, totalizando 20 artigos a mais publicados se comparado ao ano anterior. Devido ao crescente volume de submissões, tudo o que foi aceito de setembro em diante já ficou para os seis números de 2012. Isso mesmo! Serão seis números da RBAFS emm2012, mais uma novidade. Parece irreal, já que há pouco tempo recebíamos três artigos por mês.
Mas todo ciclo tem um fim, que no nosso caso é o começo de uma nova (e melhorada) etapa. A função de editor-chefe está extinta e, de 2012 em diante, teremos três editores científicos: Airton J Rombaldi (Universidade Federal de Pelotas),
Alex A Florindo (Universidade de São Paulo) e Mauro V G de Barros (Universidadede Pernambuco). Cada editor-chefe trabalhará com um grupo de dois editores associados. Essa reformulação é fundamental para lidar com o crescente volume de submissões da revista.
Além disso, os novos editores tentarão colocar em prática as metas que não conseguimos alcançar, sendo que a maior prioridade no momento parece ser a indexação no Scielo e no Pubmed. A RBAFS já atinge hoje os padrões de excelência exigidos para ingressar em tais indexadores. Todas estas mudanças serão discutidas no VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde de 2011. O maior evento brasileiro da área que acontece de dois em dois anos ocorrerá este ano em Gramado, RS, entre os dias 09 e 12 de novembro. Estão todos convidados.
Mas já que estamos no final de um ciclo não podemos evitar os agradecimentos. Não podemos deixar de agradecer a todos os mais de 200 pareceristas que trabalham junto a RBAFS. Somente com o empenho deste grupo de pessoas podemos sonhar com vôos mais altos. No entanto, um agradecimento especial é necessário.
Desde que assumi a função de editor-chefe da RBAFS, tudo o que foi alcançado somente foi possível pelo trabalho de nosso editor assistente Thiago T Borges. O trabalho nos bastidores do colega e amigo foi essencial para que conseguíssemos chegar até aqui. A continuidade do Thiago como editor assistente, mesmo após a minha saída, garante que apesar da renovação, a RBAFS terá memória. Memória de alguém que despendeu mais tempo do que qualquer outra pessoa visando o crescimento desse periódico. Obrigado Thiago por ser o principal responsável pelo crescimento da RBAFS. Toda a área de atividade física e saúde será eternamente grata a ti.

Acessar