O Florescimento dos Espaços Públicos de Lazer e de Recreação em Porto Alegre e o Protagonismo de Frederico Guilherme Gaelzer

Por: Eneida Feix e .

Licere - v.11 - n.3 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Foi na década de vinte do século passado, que Porto Alegre, uma das capitais brasileiras pioneiras na instituição do lazer e da recreação pública, iniciava a história neste setor, através da criação dos “jardins de recreio” nas praças da cidade. Nestes jardins as atrações eram diversificadas proporcionando que crianças, jovens e adultos pudessem lá se divertir. A idealização e efetivação deste projeto foi do Professor Frederico Guilherme Gaelzer, que conseguiu sensibilizar o poder público, durante o governo do Intendente Dr. Octavio Rocha, sobre a importância da recreação e do esporte para mocidade, como prevenção da delinqüência e um meio de qualificar a sociedade. Pesquisando a Recreação Pública de Porto Alegre, através de uma pesquisa histórica, neste texto reconstruímos alguns fragmentos desta história.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV11N03_a2.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.