O Futebol Amador em Ponta Grossa/pr: Uma Análise da Dimensão Simbólica e Instituinte do Ritual de Preparação Para os Jogos do Mirante Esporte Clube

Por: Edilson de Oliveira e Miguel Archanjo de Freitas Júnior.

FuLia - v.3 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A presente investigação etnográfica tem o objetivo de analisar a função simbólica e instituinte das ações que compõem o ritual de preparação dos jogadores do Mirante Esporte Clube, equipe de futebol pertencente ao campo futebolístico amador da cidade de Ponta Grossa, localizada no estado do Paraná-Brasil. No processo de aprendizagem e interpretação deste ritual, recorreu-se à etnografia, visto que o que se procura fazer em uma investigação etnográfica é compreender como os homens e mulheres tentam viver suas vidas. Para além da dimensão simbólica e espiritual do ritual, foi possível identificar ao longo do campeonato amador, que as ações executadas pelos jogadores contribuíam para a estruturação das posições sociais no grupo e no campo futebolístico amador pontagrossense. Deste modo, os atos do rito eram também atos de instituição, através dos quais alguém era notificado sobre a sua “nova” posição social. 

Endereço: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/14324

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.