Editora Fundação Joaquim Nabuco. Brasil 2013. 162 páginas.

Sobre

NOTA EXPLICATIVA
Após a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014, fizemos um levantamento para verificar a existência de bibliografias sobre o futebol brasileiro. Verificando que não havia um trabalho mais extenso sobre o tema, resolvemos elaborar um inventário sobre o assunto, para disponibilizar no portal da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em 2013.

Iniciamos a pesquisa pelo acervo da Biblioteca Central Blanche Knopf, que havia adquirido, na década de 1980, a coleção de Jota Soares, conhecido cronista esportivo pernambucano. Foram também incluídos na busca a Bibliografia Brasileira, diversos catálogos on line de instituições disponíveis na Web, bibliografias de obras sobre futebol e sites de livrarias, além de outras fontes referenciadas no item 12 do trabalho. Para a coleta dos dados bibliográficos contamos com a colaboração de Aécio Oberdam dos Santos, Nataly Rodrigues da Silva e Ana Patrícia de Oliveira Jerônimo, estagiários do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durantes seus estágios curriculares por nós orientados.

Com apresentação de Túlio Velho Barreto, Pesquisador Adjunto da Fundação Joaquim Nabuco, Coordenador Geral de Estudos Sociais e Culturais (CGES) e, desde 2006, vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Futebol (Nesf-UFPE/Fundaj), a bibliografia reúne 1.464 referências de obras sobre futebol, organizadas por grandes temas (ver sumário).

Sem a pretensão da exaustividade, procuramos reunir a maior quantidade possível de obras sobre o futebol brasileiro, indicando no final da referência, entre colchetes, o local onde o documento está disponível. No caso do acervo da Fundaj, também foi incluído o seu código de acesso.

Com o objetivo de facilitar a consulta, foi elaborado um índice alfabético (autor, título e assunto) que remete para o número de cada documento referenciado. Os títulos estão grafados em itálico e os artigos (definidos ou indefinidos) iniciais foram colocados após os títulos como recomendam as normas de indexação.

Ao disponibilizar essa bibliografia, a Biblioteca Central Blanche Knopf, cumpre a missão de divulgar melhor seu acervo, democratizando e facilitando aos pesquisadores o acesso à informação.
Recife, 15 de agosto de 2013
Lúcia Gaspar
Virgínia Barbosa
Bibliotecárias da Fundação Joaquim Nabuco

Arquivo